domingo, 31 de outubro de 2010

viver com ADOLESCENTES aborrecentes.

«Como viver com adolescentes? Esta é talvez a pergunta que se impõe aos pais [e não só – vejamos, por exemplo, o caso de progenitores separados em que o papel do padrasto e da madrasta é, também, fundamental nesta fase de crescimento dos jovens] que têm de conviver com a nova etapa da vida dos seus filhos. Mas, além desta, há um rol interminável de outras tantas: Como lidar com as constantes mudanças de humor, com a indisciplina, a sexualidade, as primeiras saídas à noite, ou o insucesso escolar? De facto, e na maioria das vezes, enfrentar todas estas e outras situações, parece uma missão quase impossível. Que podemos então fazer para ajudar os nossos filhos adolescentes a superar com êxito esta longa e turbulenta fase? Helena Fonseca, responde-nos a estas e outras questões, apoiando-se em relatos de pais e jovens, que diariamente recorrem a ela [a autora é médica no Hospital de Santa Maria, em Lisboa]. Nessa perspectiva, "Viver com Adolescentes" será, certamente, uma preciosa ajuda.»

Para terminar a apresentação deste livro, deixo-vos aqui as DEZ REGRAS DE OURO PARA PAIS DE ADOLESCENTES enunciadas pela Dr.ª Helena Fonseca:

1) Escute o seu filho. Esteja sempre disponível para o diálogo.

2) Seja afectuoso. Não se iniba de lhe demonstrar afecto, desde que não o embarace demasiado junto dos amigos.

3) Envolva-se na vida do seu filho e acompanhe os seus estudos. O seu envolvimento é tanto ou mais importante do que na infância. Não há qualquer razão para que não participe activamente na vida do seu filho adolescente.

4) Procure conhecer os amigos do seu filho. Só assim poderá compreender melhor os seus comportamentos.

5) Eduque com firmeza. Defina limites e estabeleça regras claras e adequadas.

6) Evite controlar e gerir demasiado. A autonomia é essencial para que o adolescente cresça bem. Dê espaço para que aprenda a ter confiança em si mesmo e a decidir sem lhe pedir opinião por tudo e por nada.

7) Oriente o seu filho nas decisões mais difíceis. Ele ainda não está suficientemente preparado para planear, estabelecer prioridades, organizar o pensamento, gerir os impulsos e ponderar todas as consequências dos seus actos.

8) Cultive expectativas positivas em relação ao seu filho. Mas seja realista: não tenha expectativas demasiado elevadas, nem demasiado baixas.

9) Ajude o seu filho a ser um cidadão consciente e responsável. Desenvolva nele o respeito por todas as pessoas, independentemente da sua raça, estatuto ou religião.

10) Ame incondicionalmente o seu filho, sobretudo quando ele comete erros.
Posted by index-poesis at 10:56 AM | Comentários: (0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário