segunda-feira, 19 de abril de 2010

Profissionais da beleza

Setor de cosméticos cresceu acima da média nos últimos anos
A indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou um crescimento médio de 10,6% nos últimos 13 anos, tendo passado de um faturamento de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 21,7 bilhões em 2008. No mesmo período, a indústria geral cresceu 2,9%. Esta é uma das constatações do estudo Panorama do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, lançado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Dentre os fatores que contribuíram para esse crescimento, a publicação destaca a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho; a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade; os lançamentos constantes de novos produtos; e o aumento da expectativa de vida.

A publicação também apresenta outros dados como crescimento do setor versus o crescimento da economia; o perfil do empresário; e o mercado nacional.

:: Acesse aqui a íntegra do estudo.
Ações competitivas em salão de beleza


Para ajudá-lo ainda mais a aplicar os principais conceitos do empreendedorismo na prática nos salões de beleza, o Sebrae Rio Grande do Sul produziu cartilha que demonstra ações competitivas para que você consiga se estruturar nesse ramo. Arquivo completo em PDF Salão de beleza.






Vaidade masculina impulsiona mercado da beleza

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Há dez anos, um em cada 100 homens admitia comprar algum cosmético. Hoje, o mercado de cosméticos masculinos cresce 10% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria. Empresas do setor investem cada vez mais em produtos de beleza para homens.

Assista ao vídeo no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios
Links de Interesse
Conheça associações e institutos com informação importante para profissionais da beleza.


ABCSPAS – Associação Brasileira das Clínicas e Spas

Abihpec - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria

Anabel – Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza

Anvisa (Cosméticos) – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Faculdades Anhembi Morumbi – Escola de Saúde e Beleza

Instituto Embelleze - Capacitação profissional

PNAD - IBGE – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Revista Vida Estética – Dicas e orientações para o profissional da beleza

Senac São Paulo – Formação e qualificação profissional

Sindibeleza - GO - Sindicato dos Proprietários de Barbearias, Institutos de Beleza e Afins do Estado de Goiás

Site de Cosméticos - Site do setor de Cosméticos do Portal Sebrae

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